o que são leads

O que são leads? Como obter e por que é tão importante para seu negócio

o que são leads

Leads é um dos termos mais utilizados nas empresas, e você, sabe o que são leads? Os leads são contatos qualificados, ou seja, aqueles que demonstraram de alguma forma interesse pelo seu produto.

Em um site, por exemplo, o preenchimento de um formulário, ligação ou download de um ebook pode caracterizar um lead.

Assim, ao se perguntar o que é lead, pode-se dizer que é toda pessoa ou empresa que tenha interesse no seu produto ou serviço, e que venha a demonstrar através de uma determinada ação.

A geração de leads é fundamental para que uma empresa consiga ter resultados, seja na prestação de serviços ou venda de produtos. Esta nomenclatura e foco na conversão de visitantes em leads acontecem principalmente nos negócios virtuais. Veja mais sobre o que são e como gerar leads para o seu negócio:

Por que a geração de leads é importante para o seu negócio

O conceito de geração de leads ganhou o “mercado” com motivos. O lead é um potencial cliente que você “dialoga” e que passa a ver a sua marca como referência e com autoridade.

Para conquistar leads a estratégia com maior eficiência é o fornecimento de conteúdo de valor.

Em um exemplo prático, supondo que você tenha uma loja de vinhos e o seu potencial cliente está procurando: Vinhos para acompanhar frutos do mar e encontra exatamente um conteúdo seu falando sobre os melhores vinhos para este cardápio.

A probabilidade de a sua empresa se tornar referência no mercado para ele e até mesmo comprar seu produto é grande.

Quanto maior a geração de leads maior será a quantidade de vendas da sua empresa, é proporcional.

Outro fator é a própria propaganda da marca. Leads falam bem da sua marca porque sabem que podem confiar nela, tem credibilidade e estão a cada dia mais engajados dentro do processo de nutrição.

Como caracterizar um lead

Ligado diretamente ao conceito está a forma de caracterizar seu lead. Gosto de pensar em um lead como um potencial comprador, é aquele que tem uma forte propensão em se tornar um cliente e até mesmo fiel à marca.

Cada empresa caracteriza leads de formas diferentes, de acordo com suas convicções, por exemplo, em um determinado empreendimento, o lead pode ser considerado todo aquele que esteja dentro do perfil de pessoa compradora (buyer persona), já em outro, pode ser apenas aqueles que fizeram o download do produto ou até mesmo fizeram contato.

Por isso, tem crescido cada vez mais a utilização do lead score, no qual se “pontua” o lead através de diversas ações.

Lead Scoring: Que bicho é este?

Lead scoring é uma forma de qualificar os leads através de pontuação, identificando quais pessoas estão prontas para ser abordada para comprar o produto e quais precisam ser “nutridas” até estar pronta.

Além disso, o lead scoring permite que você automatize os conteúdos que os seus potenciais clientes receberão, por exemplo, ao baixar um e-book, pode vir a receber um e-mail com um vídeo explicativo do produto ou, ao deixar de baixar, um e-mail com outro conteúdo ou chamada de ação.

O lead scoring levará uma série de fatores e pontuará, dependendo do administrador decidir a partir de qual pontuação será encaminhado para o time de vendas para abordar o cliente.

O que é nutrição de leads e por que você deve fazer

A nutrição é o processo de condução de um visitante até o momento da compra, observando toda a jornada de compra, passando do conhecimento da marca, descoberta do problema, solução, produto e objeções.

Esta nutrição de lead, além de levar em consideração a jornada da compra, irá observar o funil de vendas, com conteúdos para atração (captar o visitante), tornar visitante em lead (conteúdo rico) e depois conduzi-lo até a compra.

Existem centenas de motivos que podem fazer com que um lead não esteja pronto para comprar o produto naquele momento, precisando ser nutrido por mais tempo.

Quer um exemplo na prática?

Supondo que você nutriu seu lead e oferece o produto, mas ele não compra porque naquele exato momento tem uma conta importante a pagar, está sem tempo ou tem até mesmo dúvidas sobre a eficiência do produto (prova social)? Perceba, nada impede de comprar da sua empresa, mas ainda precisa ser “conquistado” mais um pouco.

Como aumentar a conversão de visitantes em leads: Geração de leads qualificados

O objetivo de todo negócio virtual (principalmente) é conseguir atingir as 3 fases da venda:

  1. Converter visitante em leads
  2. Converter o lead em comprador
  3. Fidelizar o comprador

Então, como fazer para ter uma boa taxa de conversão de visitantes em leads? Se você já possui seu negócio online, com certeza já se fez esta pergunta e está preocupado com a quantidade de conversão, afinal, isso significa dinheiro/vendas/faturamento.

Separei 5 dicas matadoras para que você aumente a conversão de visitantes em leads, mas lembre-se, sem visitantes é impossível ter leads, então será preciso ter a maior quantidade de conteúdo de atração, cerca de 80%.

  1. Foque na atração de visitantes

Como assim focar na atração se o objetivo é converter em leads? Simples, a regra de proporção é clara, quanto mais visitantes maiores as probabilidades de converter em leads. Claro, é preciso que este público que está sendo direcionado ao seu site tenha, no mínimo, interesse compatível.

A sugestão é de que 80% dos conteúdos e esforços seja para a atração de novos visitantes e apenas 20% para o restante do funil, com o objetivo de nutri-los e conduzir até a compra, tornando-os leads e posteriormente compradores.

  1. Fale a língua dos seus visitantes

Leads são visitantes que tem interesse e estão “interagindo” com a sua empresa, para que isso aconteça com maior facilidade, falar a “língua” dos visitantes é fundamental.

Procure utilizar expressões comuns pelo público alvo, comunique-se de forma mais “pessoal” e mantendo o respeito.

Falar como um “amigo” sem abusar da informalidade tende a ser mais eficiente e produzir resultados melhores na conversão de visitantes em leads. Inclusive, se possível, crie uma página nas redes sociais e um fórum para que os visitantes e leads conversem entre si, sempre auxiliando nas dúvidas.

  1. Seja referência e se dedique

O que mais converte visitantes em leads é a autoridade. Quando sua marca se tornar referência terá uma taxa de conversão incrível. E como conseguir isso?

A resposta é: seja referência!

Para ser referência produza conteúdos de qualidade e preste “assessoria”, dedicando-se a responder as dúvidas comuns e até mesmo fazendo vídeos explicativos.

  1. Responda todas as perguntas

Basta ter conteúdo na web para começar a receber perguntas, muitas delas “simples e até bobas”, mas você deve respondê-las, pois as perguntas mais simples tendem a ser as mais comuns e causas de objeções de compra.

  1. Vídeos tem boa conversão

Ao enxergar o rosto, linguagem corporal e ouvir a entonação de voz, a credibilidade é maior. Por isso, para aumentar a taxa de conversão de visitantes em leads faça vídeos.

Uma boa dica é selecionar as dúvidas mais frequentes e gravar um vídeo respondendo-as de forma detalhada. Podendo, inclusive, citar quem fez a pergunta, isso servirá como prova social e aumentar os resultados positivos.

Agora que já sabe o que são leads e como consegui-los, o que acha de começar? Comente!

Publicado por

Matheus Amaral

Redator profissional, especializado em marketing digital e que adora curtir uma viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *