o que é cta

O que é cta: Tudo sobre Call to Action

o que é cta

Você sabe o que é CTA? A famosa call to action é muito explorada e mencionada no segmento de marketing digital e internet, e não para menos, já que aumenta o poder de conversão em mais de 20%.

A call to action nada mais é do que uma “chamada para ação”, na qual você diz para o visitante exatamente o que deseja que ele faça. Veja alguns exemplos de CTAs.

A cta pode ser um chamamento em forma de frase ou até mesmo um botão de (clique aqui/compre), perceba que são ordens, estão no afirmativo e correspondem a uma AÇÃO esperada do visitante.

O que é CTA: Conceito prático

Dizer que cta é pedir para que o visitante faça uma ação é simples, mas, na prática, como funciona?

Normalmente, utilizamos a cta em finais de conteúdos, chamadas de ação em links, imagens, vídeos, popup e em botões, como é o caso das lojas virtuais.

Para facilitar, vou demonstrar em uma imagem a chamada de ação:

exemplo-de-cta

No exemplo acima, podemos encontrar 2 call to actions evidentes e com coloração (é possível colorir para aumentar a taxa de conversão), contudo, ainda possui um pequeno erro na CTA, é o fato de não estar no imperativo afirmativo e sim no infinitivo.

Já dentro de um conteúdo, podemos ver outro exemplo:

cta dentro conteúdo

Nesta imagem podemos ver uma chamada destacada no texto e ao mesmo tempo LINKS de chamada de ação (clique aqui).

call to action 3

Já no exemplo acima, percebemos uma cta inserida no conteúdo (convidamos você a baixar nosso e-book gratuito) e logo abaixo outra chamada de ação com palavra afirmativa (insira).

Existem dezenas de formas de fazer e utilizar a call to action, por isso é tão importante experimentá-las e posteriormente mensurar os resultados, verificando quais tem maior poder de conversão dentro do seu nicho.

Vale destacar que não existe uma CTA melhor que outra, porque em um determinado nicho e público alvo pode ter mais conversão e em outro não, por isso, a melhor cta é aquela que traz bons resultados para você.

Com estes exemplos práticos acredito que tenha ficado claro o que é cta na prática, correto?

Como funciona a cta

A cta tem um funcionamento baseado em experimentos comprovados e também focados em estudos cerebrais.

Estudos demonstraram que quando uma pessoa recebe um comando ou um pedido tem-se um aumento acima de 20% da taxa de “conversão”, deixando de esperar que o visitante descubra qual é a ação que pode ou deve tomar.

Além disso, o cérebro inconsciente assimila a ordem e facilita a sua execução. Vale destacar que o cérebro inconsciente não faz juízo racional, ele simplesmente “obedece o comando”, ou seja, ao ler “clique aqui” o inconsciente irá falar para o consciente/racional = CLICA!

Isso desperta a atenção e aumenta a taxa de cliques/conversão, claro, o cérebro racional irá fazer um juízo, mas pelo menos captou a atenção que poderia “passar despercebida”.

É desta forma que a cta funciona e acaba por gerar resultados incríveis, ainda mais quando desenvolvida corretamente e com a utilização de cores.

Como criar uma cta eficiente

Criar a cta não é apenas: Clique aqui! Gostou comenta!

Não, é preciso que você faça isso de forma eficiente para obter resultados, senão será apenas mais palavras no seu conteúdo ou até mesmo baixa conversão na sua loja virtual.

Mas o que fazer para criar ctas efetivas?

O primeiro passo de uma cta efetiva é saber exatamente o objetivo, o que você deseja que o visitante faça?

Faça uma relação dos objetivos que você busca naquele contexto, seja um comentário, curtida da página no Facebook, direcionamento para página de vendas, assistir um vídeo sobre a empresa, comprar, enfim, é preciso saber exatamente o objetivo da cta.

Depois de descobrir o objetivo da cta é o momento de escolher qual tipo de cta utilizar.

As ctas podem ser de diversos tipos, mas os principais são:

  • Pop up: abre uma nova janela na tela.
  • Botão: é um botão com o pedido para ação.
  • Quadro: um quadro com informações e uma cta.
  • Cta contextual e link: é uma palavra com um link, por exemplo: A cta aumenta a conversão (link na expressão) ou curta nossa página no Facebook (link).
  • Cta link genérico: é como vimos em um dos exemplos, clique aqui (link).
  • Cta em imagem: utilizar uma imagem com o link direcionando para onde deseja é outra boa opção.

Estes são os tipos de ctas mais utilizadas na internet, seja para lojas online ou conteúdos em blogs e sites.

Agora que você já sabe o objetivo e ctas mais utilizados, vamos ensinar à escolher, criar e as cores.

Como criar cta, escolher o tipo, local e a melhor cor

O cta precisa de uma “escrita” ou palavra, por mais que seja (compre aqui!). Então vamos por parte:

  1. Escolher o tipo de cta

O tipo de cta utilizado influencia diretamente na conversão, por exemplo, pop up com descontos no produto pode ter uma boa conversão, já um pop up com o objetivo de direcionar para outro conteúdo, dificilmente será bem visto, importunará e até mesmo irá fazer o visitante sair do seu site.

Pop ups são “chatos”, mal vistos, por isso precisam entregar algo de muito valor, um e-book, desconto ou semelhante, caso contrário será ineficaz.

Botões são sempre boas opções, desde que sejam de compra ou precedido de uma “frase” de alto impacto com informações sociais comprovadas, por exemplo:

“20% das empresas fecham as portas no primeiro mês segundo pesquisa em 2016 realizada pelo SEBRAE – Clique aqui e veja como evitar no seu negócio!”

Links contextuais são bem vindos, pode utilizá-lo, mas não abuse, no máximo 2 a 3 links contextuais de call to action em um texto, a não ser que seja um conteúdo complementar, como o direcionamento para um artigo ou vídeo tratando do assunto.

  1. Criar Cta: Mensagem

A mensagem que constará no cta é muito importante, precisa causar impacto, chamar a atenção e ao mesmo tempo ser curta, muito curta!

Um cta costuma ter, no máximo 3 a 4 palavras.

Por isso a importância de conduzir o visitante até o cta eliminando as objeções e despertando o desejo pelo “cta”, já que nele apenas chamará a atenção e facilitará para que o visitante tome a ação.

Lembre-se, o CTA é um incentivo, não o principal. É apenas “olha aqui, clica que está fácil”, mas a vontade de clicar já tem de ter sido desenvolvida no decorrer da página.

Então, mensagens para cta podem ser:

  • Clique aqui, veja mais, saiba mais, entre, confira, conteúdo exclusivo, acesse grátis e etc.
  • Coloque no carrinho, compre este produto, compre com desconto, cadastre-se grátis.
  • Expressão de conteúdo: 7 vantagens do CTA, o que é cta e etc.
  1. Qual cor utilizar na sua call to action

Como já mencionamos, o cta tem o objetivo de chamar a atenção do visitante e facilitar a ação, e nada melhor do que a cor certa para isso.

Existem 3 fatores a ser observados na hora da escolha da cor:

  • Contraste com a página;
  • Cores como incentivadores de consumo (verde ou laranja instiga a fome, por exemplo);
  • Escolher 2 a 3 cores apenas para trabalhar;

Faça um estudo do circulo cromático e psicologia das cores. Sugiro ler este conteúdo completo somente sobre a psicologia das cores no marketing.

  1. Posicionamento na página

Por fim, o posicionamento da cta dentro da página também influencia, e bastante, na quantidade de ações tomadas pelos visitantes. Para se ter uma ideia, anúncios do Google Adsense, apenas ao serem trocados de locais, podem ter uma diferença de cliques superior a 35%, imagine uma cta importante então.

Para saber o melhor local para a cta você precisa fazer testes e verificar como está a taxa de conversão.

Normalmente, ctas dentro do conteúdo e na parte superior possuem mais conversão, pop ups podem ser utilizados, contudo, a probabilidade de perder parte dos seus visitantes é grande.

Espero que tenha gostado e aprendido o que é cta! Qualquer dúvida, comente! (cta = comente)

Publicado por

Matheus Amaral

Redator profissional, especializado em marketing digital e que adora curtir uma viagem!

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