Métricas para e-mail marketing: Use-as e aumente suas vendas!

Dificuldade quanto às métricas para e-mail marketing? Conheça-as e aprenda a utilizá-las.

A utilização de ferramentas e técnicas de vendas é comum no meio empresarial, ainda mais nos negócios online. Dentre as principais formas está o e-mail marketing. Acontece que muitos empreendedores e até mesmo especialistas no assunto deixam de lado a análise das métricas para e-mail marketing, o que faz toda a diferença.

Através das métricas para e-mail marketing você pode obter informações valiosíssimas sobre o seu público-alvo e facilitar o gerenciamento de campanhas, além de, é claro, a criação de novas campanhas mais efetivas.

Métricas para e-mail marketing

Outro fator importante quanto às métricas para e-mail marketing é que permitirá você avaliar os testes A/B, descobrindo quais campanhas e formas de criação de e-mail marketing tiveram melhores resultados.

Veja, através de métricas você pode aprimorar sua campanha de e-mail marketing, tornando cada vez mais eficiente, objetivo e com maior potencial de conversão o conteúdo. Percebeu a importância de saber utilizar as métricas para e-mail marketing?

Agora, o que acha de aprender tudo sobre o assunto? Confira!

Métrica para e-mail marketing: Taxa de cliques/aberturas

A taxa de cliques ou de abertura de e-mails está entre as métricas para e-mail marketing mais utilizadas, e não é para menos, através dela você descobre como está sendo visto pelos seus clientes, grau de credibilidade e confiança. Perceba, um receptor apenas abrirá o e-mail se confia no destinatário ou se o título/assunto for irresistível.

Quando se tem uma boa taxa de cliques/abertura, indica-se que os seus títulos/assuntos estão bons e a credibilidade da sua marca está em alta.

Também, através da analise desta métrica para e-mail marketing, torna-se possível verificar, ao fazer testes A/B, qual e-mail teve uma melhor efetivação. Por isso é importante avaliar constantemente estes dados.

Simplificando, podemos dizer que a CTR (como também é conhecida), tem o “poder” de avaliar como está o engajamento dos leads.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos dados mais exatos e específicos, determinando para quem trabalha com métricas para e-mail marketing.

Caso você já seja um empreendedor online, com certeza já se deparou com a situação de disparar milhares de e-mail marketing e perceber, depois, que a ação final pretendida não foi executada, seja compartilhamento em redes sociais, cadastro de e-mail ou até mesmo compra do produto.

Para medir isso e descobrir a efetividade final, utilizam-se as métricas para e-mail marketing de taxa de conversão. Na métrica de taxa de conversão você observará se a ação final foi concluída. É ótima para descobrir se alguma das fases do processo de conversão está fracassando, como, por exemplo, uma lading page (fraca) ou conteúdo de baixa capacidade viral/compartilhamento.

Por isso, não deixe de conferir a métrica para e-mail marketing de taxa de conversão.

Métricas para e-mail marketing: taxa de rejeição

A taxa de rejeição impacta diretamente na sua lucratividade, demonstrando quais os e-mails marketing tiveram sucesso de entrega e quais não. Também, aponta o motivo, seja por caixa de e-mail cheia ou e-mail inválido/desativado.

A taxa de rejeição permite avaliar pontos importantes no seu e-mail marketing, principalmente quanto a sua estrutura. Uma dificuldade muito comum de quem trabalha com a ferramenta é justamente o e-mail marketing ser marcado como spam. Utilizar a métrica para e-mail de taxa de rejeição irá permitir descobrir se o e-mail marketing está criado corretamente ou não.

Você pode utilizar para melhorar a taxa de entrega de e-mails programas de autoresponder, como o e-goi.

Taxa de crescimento da base

Outra taxa pouco usada, mas bem eficiente é a de crescimento da base. Através dela é possível verificar como a sua base de contatos está se comportando, crescimento e a quantidade de pessoas que estão desfazendo o seu cadastro junto ao seu autoresponder.

Taxa de e-mail sharing

Taxa de e-mail sharing pode parecer um pouco estranho e até de “outro mundo”, mas calma, o significado é simples: taxa de compartilhamento.

Esta métrica para e-mail marketing permite que você verifique quantas pessoas compartilharam seu conteúdo em mídias sociais (através do botão), com isso é possível descobrir o engajamento e até mesmo o “quanto” seu público-alvo está gostando dos conteúdos.

Para quem trabalha com foco em mídias sociais como Facebook marketing, deixar de acompanhar esta métrica para e-mail marketing pode ser o erro crucial para levar o negócio à falência. Cuidado!

Taxa de retorno de investimento (Overall ROI)

O overall ROI mede a taxa de retorno de investimento da empresa, ou seja, verifica se o faturamento x gastos foi positivo. O resultado é em percentual.

Dicas para analisar as métricas para e-mail marketing

As métricas foram desenvolvidas para auxiliar durante o processo de análise e potencializar a efetividade das suas campanhas de e-mail marketing. Acontece que erros comuns são cometidos, principalmente por empreendedores iniciantes, como analisar as métricas de forma separada.

As métricas para e-mail marketing são um conjunto e devem ser avaliadas de forma única. Por exemplo, se a sua taxa de rejeição está alta, é provável que sua taxa de cliques esteja baixa, taxa de abertura de e-mails baixa e a taxa de compartilhamento mais baixa ainda.

Perceba, podem ser dezenas de fatores que estão levando a suas taxas para baixo, e avaliar todos eles juntamente irá lhe trazer uma noção mais efetiva de o que realmente está acontecendo e como resolver a dificuldade.

Com o passar do tempo você irá se acostumar a avaliar as métricas todas juntas e descobrir rapidamente onde estão os erros. Lembre-se de sempre reservar um tempo para analisa-las e fazer testes A/B, acredite, faz toda a diferença.

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Publicado por

Matheus Amaral

Redator profissional, especializado em marketing digital e que adora curtir uma viagem!

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