Lista de Emails: Como Construir Corretamente

Agora, construir sua lista de emails ficou fácil, você descobre as técnicas e passos aqui! Obter o contato de potenciais clientes é um dos pontos chaves das estratégias de marketing das empresas, e não é para menos, a nutrição dos leads (potenciais clientes) ocorre principalmente através demais, sem contar as vendas diretas, que os receptores fazem ao receber o email e se interessar pelo produto.

Algumas pessoas insistem em comprar listas de emails ao invés de construir a sua própria base, gastando recursos, tendo resultados baixos e ainda prejudicar a própria imagem da marca. Ao comprar listas de emails os receptores podem vir a se sentir “invadidos” e até mesmo incomodados, já que não lhe forneceram o contato/permissão para enviar emails publicitários.

Lista de EmailsOutro aspecto negativo é que as listas compradas de emails acabam por ter personas atrativas para o seu negócio, o que dificulta as vendas e torna o custo muito alto.

Assim, fica claro que construir a sua própria lista de emails é a opção ideal e que converte em mais vendas, agora, o ponto chave é: Como construir uma lista de emails de qualidade e em pouco tempo? É isso que você vai aprender!

  1. Quem é a persona ideal da lista de emails?

O erro número 1 de quem está montando uma lista de emails é justamente não saber quem ele deseja que faça parte do seu negócio. Construir e caracterizar corretamente as personas é o primeiro passo para ter uma lista de emails segmentada e de qualidade.

Por exemplo, você tem uma empresa de construção civil, é provável que pessoas que estão interessadas em jardinagem contratem o serviço? Agora, e se a pessoa estiver interessada em plantas de prédios ou materiais para obras? Neste caso, acredito que a tendência é estar mais propícia em ser um cliente da empresa, concorda?

Para criar as personas da lista de emails você deve fazer perguntas do tipo:

  1. Homem ou mulheres adquirem com maior frequência o que estou oferecendo?
  2. Qual a média de idade?
  3. Quais são as principais preocupações desta pessoa?
  4. Como está a situação econômica dela?
  5. O que ela avalia como importante?
  6. Quais são os valores que esta persona possui?
  7. Que problemas ela tem que precisa do meu produto para resolver?
  8. Qual é a linguagem que esta pessoa utiliza e se sente mais a vontade?
  9. Quais canais comunicativos utilizam?

Estas são algumas das principais perguntas utilizadas para formar a persona, contudo, cada negócio tem suas próprias peculiaridades, assim, se você tem perguntas que julga importante para caracterizar a sua persona/público-alvo, faça-as! Nunca é demais caracterizar e conhecer a persona.

  1. O que a sua lista de emails ideal busca?

Você precisa gerar o interesse dos potenciais contatos, concorda? Então, como fazer isso?

A forma mais eficiente é através de conteúdo informativo. Veja, na internet, as pessoas costumam passar entre 80% a 90% em busca de informação, seja como fazer algo, notícias, conteúdos técnicos, entre outros tipos de informações.

Por isso, o que você deve descobrir é que tipo de informações a sua lista de emails costuma precisar/buscar e os canais utilizados para busca-las.

Por exemplo, uma empresa de peças para veículos pode chegar a conclusão de que o seu público alvo costuma buscar informações como: montagem de equipamentos de som, melhores aparelhos de som automotivo, peças para X modelo de veículo e etc. Perceba que são assuntos relacionados ao seu negócio.

Elenque em um documento os principais interesses das suas personas.

  1. Como captar os contatos para a lista de emails

Você já sabe o que as suas personas procuram, então, dê isso a elas! Simples assim? Exatamente.

Utilizar marketing de conteúdo para captar uma boa lista de emails é a solução mais utilizada e com resultados mais atraentes, tanto em razão de quantidade quanto por segmentação.

O marketing de conteúdo consiste em desenvolver materiais (conteúdos), sejam vídeos, blog posts, posts sociais, infográfico, ebooks, entre outros. Estes conteúdos geram o interesse e “confiabilidade” por parte do internauta, o qual começa a ter um relacionamento com a empresa.

Através do direcionamento nos conteúdos para uma landing page (página de entrada) com conteúdos mais completos, como é o caso de ebooks ou mini cursos, o usuário fornece o contato para ter acesso aos materiais exclusivos.

Após fornecer o contato, as informações passam a ser gerenciadas e armazenadas em softwares de CRM (customer relationship manager), organizando as informações e facilitando o trabalho para o envio de email marketing.

  1. Segmentar os bons dos maus contatos

Nem todos os contatos serão exatamente o que você espera, mas você pode fazer uma triagem. Por exemplo, supondo que você tenha uma empresa de viagem e turismo, sua lista de emails ideal teria pessoas com renda mensal aproximada de R$ 5.000 mil reais, contudo, você percebe que parte da sua lista possui uma renda inferior a R$ 2.500 reais. Uma forma de fazer a segmentação é pedir a informação de média salarial mensal para indicar as melhores oportunidades de viagem para cada público.

Ao fazer isto será possível separar em dois grupos e, consequentemente, focar seus esforços prioritariamente no público-alvo almejado. Criar categorias que receberão emails marketing diferentes pode ser feito na maioria dos softwares de email marketing e CRM. Não se preocupe quanto a isso!.

  1. Práticas que diminuem a lista de emails

Atitudes podem vir a atrapalhar a sua lista de emails, ou seja, reduzir a quantidade de pessoas que confiarão os seus dados à empresa para obter um determinado material.

Comentários pejorativos do tipo: estou recebendo emails publicitários e não consigo cancelar! Com certeza irá diminuir o engajamento da sua lista de emails.

Publicidade na landing page deve ser abolida, o seu objetivo é montar uma lista de emails com esta página, e não ganhar dinheiro. Os internautas já estão com “repúdio” de páginas lotadas de publicidades.

Erros de ortografia e design desproporcional (cores desarmônicas) são fatores que diminuem significativamente o fornecimento de emails, e não é difícil dizer o porquê: diminui a credibilidade da página.

Uma imagem vale mais que mil palavras, de fato, desde que ela seja de boa qualidade e realmente seja informativa, tenha conexão com o conteúdo. Não crie uma landing page amadora, invista nela, é o ponto mais importante para captar a lista de emails.

  1. Técnicas para melhorar o engajamento da lista de emails

Para melhorar o engajamento a sua landing page algumas técnicas serão úteis, veja:

Comentários: os comentários pejorativos podem ser seu fim, mas pessoas que falam bem do seu conteúdo através dos comentários aumentam em muito a conversão de visitantes em pessoas que fornecem o email e inicia um relacionamento com a empresa.

Layout “Limpo”: crie uma landing page organizada e limpa, de preferência com cores claras e harmônicas. O visitante precisa ler rapidamente (passar os olhos) e dizer: “quero este conteúdo – aqui ponho o email e recebo”. Fim!

Vídeos: disponibilizar um vídeo sobre o conteúdo que o cliente irá receber por fornecer o email é uma ótima tática para aumentar o valor e credibilidade do material e até mesmo da empresa. Poucos são os casos de landing pages que utilizam esta técnica, podendo ser considerado, inclusive, um diferencial.

Redes sociais: para maximizar a quantidade de visitantes na landing page, utilize as redes sociais. Faça publicações instigantes que as pessoas ficarão interessadas em entrar na landing page e fazer o download do conteúdo.

O tempo médio para conseguir uma lista de emails de qualidade é entre 3 a 6 meses, dependendo se o seu site já tenha visitas e a quantidade de conteúdos disponibilizados. Não se tem como tratar de forma exata o período, mas acredite, é proporcional ao trabalho realizado!

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Publicado por

Matheus Amaral

Redator profissional, especializado em marketing digital e que adora curtir uma viagem!

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