Como criar títulos matadores e impossíveis de serem ignorados

Dificuldades para criar títulos que convertam em cliques? Aprenda de uma vez por todas como criar títulos matadores e impossíveis de serem ignorados!

O título é o ponto chave de qualquer post, já que é o pressuposto básico para alguém acessar ou não um determinado conteúdo. Você precisa pensar da seguinte forma: se o usuário não abrir o seu texto, todo o trabalho que você realizou, seja com corpo, call to action, personalização de imagens e até mesmo SEO (search engine optimization) irá por “água abaixo”, então é bom caprichar.

Mas a pergunta que não quer calar: como criar títulos matadores e impossíveis de serem ignorados? Acredite! Existe como.

como criar títulos

Algumas técnicas envolvendo programação neurolinguistica (PNL), dentre elas os famosos gatilhos mentais, permitem desenvolver um título atraente e impossível de ser ignorado, aumentando taxas de cliques/conversões em até 300%. Não é para menos que existem pessoas se especializando apenas em criação de títulos!

Já ficou interessado em aprender como criar títulos? Agora você vai aprender realmente e aumentar suas taxas de cliques em percentuais incríveis. Pronto!?!?

Técnica imbatível para criar títulos – AIDA

Para criar títulos imbatíveis e impossíveis de serem ignorados é preciso que ele contenha 4 elementos principais:

  • Atração;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação;

A atenção costuma ser o principal em um título, porque ela será responsável por fazer com que o leitor “bata o olho” e se interesse em ler o restante. Você já deve ter se deparado com milhares de anúncios publicitários, seja no Facebook ou até mesmo em Buscas Orgânicas (Google por exemplo), perceba quantas vezes você realmente focou sua atenção para os anúncios? Quase nenhuma, correto? Isso acontece por dois motivos simples: imagem e palavra de atração do título.

Por isso utilizar técnicas de atração no título é imprescindível para criar um título imbatível.

Já o interesse se refere ao benefício principal que o leitor terá ao clicar no seu título. É a famosa “promessa”. O que você entregará que ele deseja? No caso deste artigo: como criar títulos ou como escrever de forma efetiva).

O desejo de ler o post é atingido através de uma combinação, é ela: benefícios (interesse) + senso de urgência. Tudo que aparenta ser urgente e escasso tende a trazer melhores resultados quanto a conversões de cliques.

Por fim, tem-se a ação. A ação é exatamente o que você deseja que o leitor/visitante faça. Esta técnica costuma ser utilizada no final, seja na descrição da meta ou em chamadas para mídias sociais, é o famoso (clique aqui, acesse o texto, etc).

Como criar títulos mesclando a técnica dos 4Us

Para tornar seus títulos imbatíveis e realmente irresistíveis, aplique também a técnica dos 4us. Não sabe o que é? Sem problemas, aqui você aprende tudo!

A técnica dos 4us consiste em trabalhar um título “útil” (a informação apresentada no texto e refletida no título deve ser útil para seu público-alvo), urgente, traga a ideia de benefício único e seja de forma ultra-específica.  Não é difícil perceber por que se chama técnica dos 4 us, não é?

Fazendo isso você conseguirá atrair um grande volume para o seu site/blog, obtendo uma conversão de cliques absurda.

Como criar títulos: os melhores exemplos!

Vamos colocar na prática o que foi dito e trabalhar os melhores exemplos, ou seja, aqueles que têm um bom índice de conversão e dificilmente irá errar ao utilizá-los. Ah, você irá perceber o quão interessantes são porque já deve ter clicado em centenas de títulos nestes moldes.

1. X simples passos para (benefício) – Garantido!

Este é um exemplo de como criar títulos excelente. Talvez um dos que tenha maior capacidade de conversão.

O primeiro ponto neste título é justamente a forma de lista, a qual costuma ser bem quista pelos internautas e também, não se sabe exatamente o motivo, os motores de busca adoram rankear este tipo de título.

A expressão simples passos é estrategicamente elaborada. Veja, todas as pessoas procuram algo simples para resolver o seu problema, se você disser que é complicado ela irá fugir do seu texto.

Depois você irá trazer o benefício do seu texto, ou seja, o que irá oferecer ao visitante? Pode ser, por exemplo, perder 12 kg de gordura. Perceba que o benefício costuma ser um VERBO e quanto mais específico você for, maior será a credibilidade (12 kg, não é 10 ou algo aproximado). Se puder acrescentar um prazo ou algo que traga a noção de exatidão ou urgência, ainda melhor.

O garantido gera um senso de urgência. Mas cuidado, garantir algo é realmente complicado, por isso o ideal é utilizar TESTADO, por exemplo, isto dá a mesma credibilidade e urgência e você sempre trará a informação de que “com você ou alguém funcionou”, o que não significa que funcionará sempre.

2. Tema/palavra chave + lista + benefício + controle: Título imbatível

Rankear nos motores de busca e ao mesmo tempo ter uma boa taxa de conversão é tudo de bom, concorda? Então, este é o título ideal para você que está em busca disso.

Colocar o tema/palavra chave e posteriormente (dois pontos), seguindo o título, costuma ser uma ótima técnica de SEO, já que os motores de busca consideram as palavras mais importantes as que estiverem no início (esquerda).

Depois de inserir o tema, você pode colocar uma lista (já falamos, as pessoas adoram), seguindo com o benefício do título e uma expressão de controle. Controle é um gatilho mensal fortíssimo, trazendo a sensação de poder para o leitor.

Veja um exemplo: Anúncios de Adsense: 10 (lista) dicas para aumentar a conversão (benefício) através da persuasão de usuários. (controle/poder = persuadir).

3. Como criar títulos irresistíveis com a verdade e atingindo a curiosidade

A verdade oculta é sempre uma poderosa ferramenta de atração! Utilizar em início de título “a verdade que ninguém contou” prende a atenção e cria uma sensação de “exclusão do grupo social” e isso traz a necessidade de fazer parte dele. O ser humano sempre busca fazer parte do grupo social. Nessa parte, ainda tem-se a instigação da curiosidade com a expressão “ninguém nunca contou”.

Por fim, feche o título com o benefício, lembre-se, todo título precisa conter o benefício que será atingido, sem ele tudo será em vão.

Um exemplo de como criar títulos nestes moldes: A verdade oculta aos empreendedores digitais sobre aumentar a conversão de vendas.

4. Como fazer: simples e eficiente!

O exemplo do nosso título: “como criar títulos (..)”. Esta é a modalidade de título mais utilizada, já que é simples de fazer e as pessoas costumam buscar pela expressão “como fazer algo”.

Veja, quantas vezes você já digitou no Google: Como fazer (X coisa)? Garanto que centenas!!! Isso porque, normalmente o que as pessoas estão buscando é conteúdo, informação, aprender algo.

Quer montar um título que sempre funciona? Utilize o como fazer algo.

Para desenvolvê-lo é simples, anteceda com a palavra como fazer e posteriormente o benefício. Também, desenvolver palavras de impacto e urgência costuma aumentar a efetividade, como é o caso do irresistível e imbatível.

Veja como exemplo o texto deste artigo: como criar títulos matadores e impossíveis de serem ignorados.

5. Aplicação de gatilhos mentais na criação de títulos

Falar sobre como criar títulos sem abordar os principais gatilhos mentais é deixa-lo incompleto. Por isso, vamos ensinar os gatilhos mentais mais efetivos e utilizados.

Importante: Os gatilhos mentais podem ser utilizados em outros conteúdos além de títulos, como é o caso de e-mail marketing, carta de vendas, corpo do conteúdo, ebooks e muito mais.

O que são os gatilhos mentais e para que servem na criação de títulos?

O cérebro humano trabalha basicamente de duas formas: buscando soluções rápidas e buscando soluções lentas.

Por exemplo, quando alguém lhe pergunta quanto é 2 + 2 você sequer precisa pensar, seu cérebro imediatamente já informa: 4. Agora, responda-me, quanto é 22×37? Demorou a pensar? Até pegou uma calculadora, não?

O cérebro é uma máquina incrível, e acredite, ele não precisa deste tempo todo para resolver esta simples equação de multiplicação, mas ele está trabalhando buscando soluções lentas.

Os gatilhos mentais servem para fazer o seu cérebro pensar rapidamente sobre um determinado ponto, normalmente “forçando” uma ação. Para facilitar, um exemplo: Quando você lê um cartaz gigantesco: Televisão 50’ de R$ 3.000,00 reais por R$ 1.300,00 reais, apenas nas próximas 2 horas! Motivo: Aniversário da loja.

Se você tiver, qualquer necessidade de comprar uma tv (às vezes mesmo se não tiver), irá entrar na loja e conferir de perto.

Principais gatilhos mentais utilizados para criar títulos

Chegou a hora de destacar os gatilhos mentais mais utilizados, são eles:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Reciprocidade;
  • Prova social;
  • Porque: um poderoso gatilho mental;
  • Antecipação;
  • Novidade;

Estes costumam ser os gatilhos mentais mais efetivos no marketing, seja na aplicação de títulos, e-mail marketing, conteúdos ou vídeos.

Para facilitar criamos alguns exemplos de títulos na prática:

  • Cupons de descontos de 15% – Apenas HOJE. (urgência);
  • Guru do marketing digital (citar o nome) ensina como aumentar o tráfego. (autoridade);
  • Como fazer bolinhos de chuva (preparei com todo carinho para você). Reciprocidade;
  • Como trabalhar marketing social: Milhares de pessoas já acessaram, vai ficar de fora? (prova social);

Aproveite os gatilhos e insira nos seus títulos. Gostou? Comente!

Publicado por

Matheus Amaral

Redator profissional, especializado em marketing digital e que adora curtir uma viagem!

Um comentário sobre “Como criar títulos matadores e impossíveis de serem ignorados”

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